Entre as atividades que contemplam a Virada, o Koru Centro-Dia vai ensinar a fazer mandala, símbolo de integração e harmonia
O Koru Centro-Dia vai realizar uma série de atividades para a Virada da Maturidade, que acontece sábado e domingo próximos (17 e 18 de setembro). São palestras, jogos, diversas ações voltadas para os idosos (veja programação completa abaixo). Uma das atrações será uma oficina de mandala, ministrada pelo administrador de empresas aposentado Mário Sanches Alves, de 80 anos.
A mandala é antiquíssima. Surgiu a 800 anos antes de Cristo. Em sânscrito, mandala significa “círculo”. É um símbolo de integração e harmonia. Ainda hoje, os monges tibetanos criam mandalas com giz e areia, sobrepondo cores.
O sr. Mário dará uma oficina de mandala na manhã de domingo no Koru Centro-Dia. Ele utiliza linhas coloridas sobre uma base de madeira. Essas linhas vão sendo trançadas, produzindo desenhos que causam uma sensação de magia e deslumbramento. “Uma mandala simples pode ser feita em até duas horas”, ele explica. Já as mais elaboradas podem demorar vários dias para serem concluídas.
O sr. Mário conta que as cores, existentes nas mandalas, representam os “chacras” (centros de energia, em sânscrito), que os orientais afirmam existir nos seres vivos. “Fazer uma mandala é ótimo. A gente relaxa, se distrai e não vê o tempo passar.”
O Koru Centro-Dia oferece terapia ocupacional, fisioterapia, oficinas de lazer, dança, jardinagem, culinária, nutrição e psicologia.
Confira abaixo a programação da Virada da Maturidade no Koru Centro-Dia
Sábado, dia 17, de 13h às 17h
Domingo, dia 18, de 9h às 13h.
Oficina de ginástica cerebral
Estação Ativamente – jogos para estimulação cognitiva
Apresentação de Dança
Palestra sobre Aromaterapia
Palestra sobre Nutrição – funcional para a vida
Jogos educativos para idosos
Oficina de Mandala com linha
Sorriso de hoje – dinâmica com palhaços
Palestra saúde bucal de idosos